quinta-feira, 4 de maio de 2017

Comunicação Empresarial na Terceira Onda
Rogério L. Fagundes
Podemos afirmar plenamente que a evolução da comunicação acompanha, bem de perto, a evolução humana. Desde o surgimento do Telefone, e ao associar-se aos computadores, as inovações surgem numa curva vertiginosa.
Quando se fala em comunicação empresarial esta curva é acompanhada juntamente com a equipe de marketing, uma vez que estes se valem em muito das técnicas de comunicação para atingir seu público alvo. Mas até mesmo esse conceito de público alvo, passa a se modificar quando se fala em comunicação 3.0.... Podemos dizer seguramente que, a comunicação empresarial evoluiu aliado aos meios de produção e mercados de consumo. Mas como se deu essas evoluções da comunicação 1.0, 2.0 e 3.0?

A comunicação 1.0 – O início das mudanças.

Durante a era industrial o foco estava na venda do produto a todos que quisessem compra-los, sendo concebidos como produtos básicos, onde seu objetivo principal era atender as massas. A comunicação era unidirecional, partia do industrial para as massas, podemos dizer que eles ditavam as modas, basta lembrar as celebre frase de Henry Ford, “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”. Se pensarmos como os profissionais do marketing da época, poderíamos afirma que o centro das atenções sempre seria o produto. Já a comunicação empresarial, esta, seguia a passos mais lentos, quando havia comunicação, geralmente se resumia à própria empresa e sempre de forma unidirecional, e de forma vertical descendente.

Comunicação 2.0 – As tecnologias das inteligências

Não é tão fácil definir o ponto de transição da comunicação 1.0 para a 2.0, mas é fato que as tecnologias da informação são o marco regulatório desse período. Os profissionais de comunicação e marketing já não podiam viver na simplicidade, muito menos falar sem ouvir o que o consumidor tinha a dizer, afinal ele se tornara informado, e podia comparar facilmente as ofertas de produtos semelhantes. Agora consumidor passa a ser mais exigente, o que passa a segmentar o mercado. Na comunicação empresarial, as pessoas passam a serem ouvidas. A comunicação que antes era de mão única, passa a ser de mão dupla. Surgem os modelos de SAC’s- Serviços de Atendimento ao Consumidores. Enquanto as organizações passam a conhecer as variações de preferências dos clientes, estes por sua vez passam a definir o valor do produto, e assim suas necessidades e desejos passam a ser atendidos. As comunicações empresariais passam a se aproximar do cliente/consumidor, os diretores passam a ser mais estrategistas aproximando-se dos funcionários. Em todos os âmbitos da comunicação, há o surgimento do Feedback, eu pergunto para ter as respostas, eu faço produtos para que os clientes me respondam se estão satisfeitos. Comunicação 2.0 foca o cliente, que podemos incluir os colaboradores.

Comunicação 3.0 – Quem é quem na nova era digital?

Neste momento parece que vivemos um paradigma da não construção de modelos, já que a comunicação 2.0 nem foi completamente estabelecida e surgem novos conceitos sugerindo uma terceira onda de mudanças. Se você pensa assim ainda há tempo de mudar de ideia, e seja bem-vindo ao mercado consumidor.
O objetivo central da nova onda da comunicação 3.0 passa pelos valores pessoais de todos os envolvidos. Na Administração Estratégica se usa muito dos conceitos básicos da comunicação 3.0, uma delas está na Missão, visão e valores da empresa, na busca de uma interação colaborativa dos consumidores, não existem papéis definidos, partindo de um para muitos.
Mas eu diria que o cerne da questão 3.0 está na nova onda tecnológica, que tem sua força nos computadores e celulares baratos, Internet de baixo custo e fonte aberta. Surge a era da participação. Na era da participação, as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimento. A nova onda de tecnologia transforma as pessoas de consumidores em prosumidores.
Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0” define que, “um dos fatores que permitiram a nova onda de tecnologia foi a ascensão das mídias sociais. ” Estas  por sua vez são classificadas em duas amplas categorias. As expressivas, que incluem blogs, Twitter, YouTube, Facebook, sites para compartilhamento de fotografias como o Flickr e outros sites de networking social, e as colaborativas, que inclui sites como Wikipedia, Rotten Tomatoes e Craigslist.
Assim que consolidado a era das redes sociais, fica ainda mais evidente a necessidade de um outro tipo de organização da comunicação. Precisamos de um modelo menos centralizado, aliado às novas ordens do marketing, precisamos de um modelo de comunicação colaborativo, menos hierárquico. Na comunicação 3.0 fica evidente que todos podem ensinar, acontecendo em qualquer plataforma, mesmo que seja a distância.

Ao departamento de comunicação cabe agora, definir quais os canais serão utilizados, tecnológicos ou não, de acordo com o a necessidade de um tempo de resposta curto, online, ou mais longo, off-line. Definido os canais de comunicação, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário