Na nossa vida
pessoal, a comunicação é fator de extrema importância para que possamos
transmitir informações, fatos, nossas ideias, desejos, etc.
No mundo
empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas
causam impactos na vida dos funcionários, porém, estes impactos podem causar
efeitos diversos daqueles que se pretendia. Daí a importância de uma
comunicação eficiente e eficaz.
No atual
cenário informatizado das organizações, recorremos ao e-mail para comunicação
rápida de nossas ideias e a recepção quase instantânea das respostas
solicitadas. Mas há, também, as cartas, memorandos, circulares, comunicação
interna, etc. Dependendo do que se deseja comunicar, podemos utilizar o jornal,
o rádio, a televisão, o cinema, a internet ou qualquer outro tipo de “veículo”
para divulgação.
A comunicação
empresarial poder ser vista como um processo dinâmico através do qual as
organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as divisões
da organização se conectam entre si. Mas essa comunicação pode sofrer algumas
interferências, as “barreiras”, como:
•Barreiras mecânicas ou físicas – Aparelho de transmissão, como o
barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por
fatores físicos.
•Barreiras fisiológicas – Dizem respeito aos problemas genéticos ou
de malformação dos órgãos vitais da fala.
•Barreiras semânticas – São as que decorrem do uso inadequado de uma
linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
•Barreiras psicológicas – São os preconceitos e estereótipos que
fazem com que a comunicação fique prejudicada.
Barreiras na Comunicação Empresarial
•Barreiras pessoais – A pessoas
podem facilitar ou dificultar as comunicações. Tudo irá depender da personalidade
de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores, etc...
•Barreiras administrativas
burocráticas – Decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas
informações.
O excesso de
informações é outra barreira bastante presente na atualidade. A sobrecarga de
informações de toda ordem e nas mais variadas formas, a proliferação de papéis
administrativos e institucionais, reuniões desnecessárias e inúteis, etc.
A falta de
seleção e de prioridades acaba confundindo o público em vez de propiciar uma
comunicação eficaz.
As comunicações incompletas e parciais também
constituem mais uma barreira na comunicação organizacional. São encontradas nas
informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações
não transmitidas ou sonegadas, etc...
Rede Formal e Informal
O sistema de
comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes: a formal
e a informal.
A rede formal
pode ser conceituada como o conjunto de canais e meios de comunicação
estabelecidos de forma consciente e deliberados.
A rede informal
surge no decorrer do tempo quando o próprio sistema formal é suplementado. Ela
se baseia nas relações sociais intra – organizativas e é uma forma mais rápida
de atender a demandas mais urgentes e instáveis.
Fluxos Comunicativos
Os fluxos mais
comumente estudados são: os descendentes ou verticais, os ascendentes, os
horizontais ou laterais, os transversais e o circular.
•Fluxo descendente ou vertical – É
o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os
subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.
•Fluxo ascendente – É o processo
contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura
organizacional que enviam à cúpula suas informações.
•Fluxo horizontal ou lateral – É a
comunicação que ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as
pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes.
O Fluxo
transversal ou longitudinal se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos
fluxos descendente, ascendente e horizontal nas mais variadas posições das
estruturas ou da arquitetura organizacional. Esse tipo de fluxo acontece nas
organizações orgânicas e flexíveis que permitem uma gestão mais participativa e
integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes
áreas e com elas interagir.
O Fluxo
circular abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Surge
e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade
no trabalho.
Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/comunicacao-empresarial/
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