segunda-feira, 13 de março de 2017

Barreiras da Comunicação!

Na nossa vida pessoal, a comunicação é fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, nossas ideias, desejos, etc.
No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, porém, estes impactos podem causar efeitos diversos daqueles que se pretendia. Daí a importância de uma comunicação eficiente e eficaz.
No atual cenário informatizado das organizações, recorremos ao e-mail para comunicação rápida de nossas ideias e a recepção quase instantânea das respostas solicitadas. Mas há, também, as cartas, memorandos, circulares, comunicação interna, etc. Dependendo do que se deseja comunicar, podemos utilizar o jornal, o rádio, a televisão, o cinema, a internet ou qualquer outro tipo de “veículo” para divulgação.
A comunicação empresarial poder ser vista como um processo dinâmico através do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as divisões da organização se conectam entre si. Mas essa comunicação pode sofrer algumas interferências, as “barreiras”, como:
Barreiras mecânicas ou físicas – Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
Barreiras fisiológicas – Dizem respeito aos problemas genéticos ou de malformação dos órgãos vitais da fala.
Barreiras semânticas – São as que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
Barreiras psicológicas – São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
Barreiras na Comunicação Empresarial
•Barreiras pessoais – A pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações. Tudo irá depender da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores, etc...
•Barreiras administrativas burocráticas – Decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas informações.
O excesso de informações é outra barreira bastante presente na atualidade. A sobrecarga de informações de toda ordem e nas mais variadas formas, a proliferação de papéis administrativos e institucionais, reuniões desnecessárias e inúteis, etc.
A falta de seleção e de prioridades acaba confundindo o público em vez de propiciar uma comunicação eficaz.
 As comunicações incompletas e parciais também constituem mais uma barreira na comunicação organizacional. São encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas, etc...

Rede Formal e Informal
O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes: a formal e a informal.
A rede formal pode ser conceituada como o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberados.
A rede informal surge no decorrer do tempo quando o próprio sistema formal é suplementado. Ela se baseia nas relações sociais intra – organizativas e é uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis.

Fluxos Comunicativos
Os fluxos mais comumente estudados são: os descendentes ou verticais, os ascendentes, os horizontais ou laterais, os transversais e o circular.
•Fluxo descendente ou vertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.
•Fluxo ascendente – É o processo contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações.
•Fluxo horizontal ou lateral – É a comunicação que ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes.
O Fluxo transversal ou longitudinal se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendente, ascendente e horizontal nas mais variadas posições das estruturas ou da arquitetura organizacional. Esse tipo de fluxo acontece nas organizações orgânicas e flexíveis que permitem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
O Fluxo circular abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Surge e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho.


Fonte:  http://www.infoescola.com/administracao_/comunicacao-empresarial/

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