sexta-feira, 10 de março de 2017

Comunicação Empresarial Conceitos Fundamentais

 “A comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado canal”.
Dentre todos conceitos estudados em comunicação, um resume os fundamentos da comunicação, definindo-a como uma palavra derivada do latim "communicare", que significa "participar algo, tornar comum". A importância da comunicação no seu termo geral vem desde o princípio dos tempos, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
Comunicar = compartilhar
Ao comunicamos algo ou alguma coisa a alguém, essa coisa se torna comum a ambos. Já na publicação de notícias, por exemplo, ela se torna comum, passa a fazer parte da comunidade. Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz (com) e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.
Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Por isso consideramos, a comunicação uma das mais básicas e vitais das necessidades humanas, superada apenas pela alimentação.
Devemos ter em mente que, ao comunicar-se com objetividade, clareza e firmeza, aumentamos a autoconfiança e segurança entre as partes envolvidas criando um relacionamento de confiabilidade. Os gestores devem sempre ter em mente que comunicar é compartilhar. Assim sendo, uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado!
Divisões da comunicação empresarial
Dentro do contexto empresarial, podemos dividir didaticamente a comunicação empresarial em Comunicação Interna e Comunicação Externa. A primeira trata da transmissão de mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores. Também é conhecida como endocomunicação ou endomarketing, e tem a função de fazer circular as informações dentro da empresa. Ela pode ser vertical ascendente, vertical descendente e horizontal. A vertical ascendente se dá quando um subordinado se comunica com o seu superior, ao informar problemas, sugerir melhorias, demonstrar resultados, entre outras finalidades. Já a descendente parte do superior para o subordinado, informando políticas e instruções, estratégias, feedback, etc. A comunicação interna horizontal ocorre quando o emissor e o receptor encontram-se no mesmo nível hierárquico, por exemplo como no caso de um e-mail trocado entre diretores. A comunicação horizontal também é conhecida como comunicação lateral.
Já a comunicação externa, não há níveis hierárquicos, mas existem vários receptores, como fornecedores de materiais, prestadores de serviços, clientes, parceiros, governo e a sociedade como um todo. A principal diferença é que a comunicação sai de dentro da empresa e se destina para agentes externos a ela.
Processo de Comunicação
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos, que podem ser: gestos, sons, uma língua (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado, por exemplo, as cores.
A mensagem é transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (carta, telefone, internet, etc.)
Elementos do Processo de Comunicação.
Para que a comunicação ocorra são necessários alguns elementos e a falta de um desses elementos podem comprometer todo o processo de comunicação.
Os elementos mais relevantes são:
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Emissor ou remetente: é aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa)
Receptor ou destinatário: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo, um grupo, uma empresa ou organização).
Mensagem: é aquilo que é comunicado pelo emissor ao receptor, ou seja, o conteúdo da comunicação. É constituída de um conjunto organizado de sinais (ou signos) pertencentes a um código.
Código: é formado por um conjunto de sinais (signos), organizados de acordo com determinadas regras. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, sons, cores, etc.
Toda comunicação é feita através de códigos.
Um exemplo de código é o idioma, que no nosso caso, é o português.
Sinais de trânsito, sinais luminosos, som de tambores, também são códigos de comunicação, mas eles precisam ser conhecidos tanto por quem envia a mensagem quanto por quem as recebe.
Canal: é o meio físico ou virtual, pela qual a mensagem é transmitida. O canal mais simples é o ar. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Outros exemplos: a carta, o livro, o telefone, o fax, e-mail, o rádio, a TV, etc.
Ruído: é qualquer elemento que interfere no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. Ex.: fotos fora de foco; dados imprecisos de um relatório; erros de português em um e-mail, são fatores que podem atrapalhar a comunicação, portanto são ruídos.
Feedback: é uma palavra inglesa que significa realimentação, isto é, o retorno da comunicação. Um dos principais empecilhos para comunicação é a falta de retorno da mensagem enviada. Trata-se de um elemento determinante do “sucesso” da comunicação. Sem o feedback não há comunicação, mas apenas um comunicado.

Contexto: é um conjunto de circunstâncias (como local, tempo e fatos) que ajuda a compreender a mensagem mais assertivamente

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