“A comunicação consiste na
transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado
canal”.
Dentre todos
conceitos estudados em comunicação, um resume os fundamentos da comunicação,
definindo-a como uma palavra derivada do latim "communicare",
que significa "participar algo, tornar comum".
A importância da comunicação no seu termo geral vem desde o princípio dos
tempos, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e
desenvolvimento.
Comunicar = compartilhar
Ao comunicamos algo
ou alguma coisa a alguém, essa coisa se torna comum a ambos. Já na publicação
de notícias, por exemplo, ela se torna comum, passa a fazer parte da
comunidade. Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz
(com) e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.
Através da
comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si,
tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Por isso consideramos, a comunicação uma das mais básicas e vitais das
necessidades humanas, superada apenas pela alimentação.
Devemos ter em
mente que, ao comunicar-se com objetividade, clareza e firmeza, aumentamos a autoconfiança
e segurança entre as partes envolvidas criando um relacionamento de
confiabilidade. Os gestores devem sempre ter em mente que comunicar é
compartilhar. Assim sendo, uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para
conseguir uma boa aceitação no mercado!
Divisões da comunicação empresarial
Dentro do contexto
empresarial, podemos dividir didaticamente a comunicação empresarial em
Comunicação Interna e Comunicação Externa. A primeira trata da transmissão de
mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores.
Também é conhecida como endocomunicação ou endomarketing, e tem a função de
fazer circular as informações dentro da empresa. Ela pode ser vertical
ascendente, vertical descendente e horizontal. A vertical ascendente se dá
quando um subordinado se comunica com o seu superior, ao informar problemas,
sugerir melhorias, demonstrar resultados, entre outras finalidades. Já a
descendente parte do superior para o subordinado, informando políticas e
instruções, estratégias, feedback, etc. A comunicação interna horizontal ocorre
quando o emissor e o receptor encontram-se no mesmo nível hierárquico, por
exemplo como no caso de um e-mail trocado entre diretores. A comunicação
horizontal também é conhecida como comunicação lateral.
Já a comunicação
externa, não há níveis hierárquicos, mas existem vários receptores, como
fornecedores de materiais, prestadores de serviços, clientes, parceiros,
governo e a sociedade como um todo. A principal diferença é que a comunicação
sai de dentro da empresa e se destina para agentes externos a ela.
Processo de Comunicação
O processo de
comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um
receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
A mensagem é
codificada num sistema de sinais definidos, que podem ser: gestos, sons, uma
língua (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um
significado, por exemplo, as cores.
A mensagem é
transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (carta, telefone,
internet, etc.)
Elementos do
Processo de Comunicação.
Para que a
comunicação ocorra são necessários alguns elementos e a falta de um desses
elementos podem comprometer todo o processo de comunicação.
Os elementos mais relevantes são:
Emissor ou remetente: é aquele que envia
a mensagem (uma pessoa, uma empresa)
Receptor ou destinatário: é aquele a quem a
mensagem é endereçada (um indivíduo, um grupo, uma empresa ou organização).
Mensagem: é aquilo que é
comunicado pelo emissor ao receptor, ou seja, o conteúdo da comunicação. É
constituída de um conjunto organizado de sinais (ou signos) pertencentes a um
código.
Código: é formado por um
conjunto de sinais (signos), organizados de acordo com determinadas regras.
Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, sons, cores, etc.
Toda comunicação é
feita através de códigos.
Um exemplo de
código é o idioma, que no nosso caso, é o português.
Sinais de trânsito,
sinais luminosos, som de tambores, também são códigos de comunicação, mas eles
precisam ser conhecidos tanto por quem envia a mensagem quanto por quem as
recebe.
Canal: é o meio físico ou
virtual, pela qual a mensagem é transmitida. O canal mais simples é o ar. O
canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Outros exemplos: a
carta, o livro, o telefone, o fax, e-mail, o rádio, a TV, etc.
Ruído: é qualquer
elemento que interfere no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor
para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e
externos. Ex.: fotos fora de foco; dados imprecisos de um relatório; erros de
português em um e-mail, são fatores que podem atrapalhar a comunicação,
portanto são ruídos.
Feedback: é uma palavra
inglesa que significa realimentação, isto é, o retorno da comunicação. Um dos
principais empecilhos para comunicação é a falta de retorno da mensagem enviada.
Trata-se de um elemento determinante do “sucesso” da comunicação. Sem o
feedback não há comunicação, mas apenas um comunicado.
Contexto: é um conjunto de
circunstâncias (como local, tempo e fatos) que ajuda a compreender a mensagem
mais assertivamente
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